quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aquidauana/MS - 2ª Expanleite 2010

Torneio Leiteiro da Expanleite 2010
Primeira edição

Terminou a primeira edição do torneio leiteiro da Expanleite 2010 rodeada de muita emoção e expectativa dos produtores rurais. Participaram neste primeiro ano, 04 produtores e sócios do Núcleo dos criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul.

O processo para saber quem seria o campeão durou quatros dias. As vacas que participaram passaram por duas ordenhas diárias. Durante o processo, fiscais permaneciam próximos para barrar possíveis irregularidades.


O resultado saiu na tarde do sábado (14), durante o “II dia do Leite”,que foi o último dia de ordenha e momento de saber quem seria o campeão.

Quem sagrou-se vencedor foi o produtor rural de Campo Grande, Renato Prado Medrado. A vaca Rabico Lins, alcançou a melhor média entre todos os concorrentes: 28.780 kg.

O segundo lugar ficou com o animal Princesa Agua Cristalina, do produtor rural Adão Paes Sandim, com a média de 24.557 kg.

O terceiro foi conquistado pelo animal Meia Lua RPM Paraiso, do plantel do criador Renato Prado Medrado; conseguiu produzir a média de 21.867 kg.
Ao final da premiação, os vencedores tomaram o tradicional banho de leite.


“O torneio leiteiro é uma forma de mostrar aos produtores, e ao público em geral, a importância do leite e o melhoramento genético das raças”, disse Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro, produtor rural.

Dentro das festividades, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou no dia 14 de agosto, no tatersal do Parque de Exposições Manoel Antônio Paes de Barros o “II Dia do Leite”, que contou com palestras e explanações sobre a produção leiteira.

A atividade contou com a participação de universitários, pequenos produtores e a presença de diversas autoridades, dentre elas os prefeitos de Aquidauana e Anastácio – Fauzi Suleiman e Cláudio Valério, Gilberto José de Arruda – reitor da UEMS, Wagnes Velasques – gerente da UEMS de Aquidauana, Aurora Cinato Real – presidente da Associação dos Criadores de Girolando de MS, dentre outras.

O evento foi realizado em parceria com o Governo Municipal de Aquidauana, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite do Estado, Sindicato Rural de Aquidauana, Prefeitura Municipal de Anastácio e Associação dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul.

Segundo informaram os professores André Rozemberg e Marcus Vinícius Moraes de Oliveira, responsáveis pela execução do Programa de Capacitação Técnica Aplicada a Pecuária Leiteira (Rio de Leite) na UEMS de Aquidauana, o programa tem por objetivo a capacitação sistemática e multidisciplinar dos acadêmicos dos cursos de graduação em zootecnia e agronomia da UEMS para atuarem na cadeia produtiva de leite no Estado e a transferência de tecnologia para os produtores de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...