terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sumário de Touros Girolando 2010

Sumário de Touros Girolando 2010
Boas escolhas... Ótimos acasalamentos...

http://www.girolando.com.br/site/progenie/2010/sumario_de_touros.pdf

Em um programa de melhoramento genético, o principal objetivo é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho.

A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o teste de progênie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Isso porque o leite não é expresso no macho, sendo o controle leiteiro a principal ferramenta do Teste de Progênie.
O Teste de Progênie avalia as filhas dos touros que são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho. Para a realização do Teste de Progênie é necessário que alguns criadores tenham interesse em testar seus touros e outros criadores tenham interesse em inseminar as matrizes de seu rebanho com sêmen dos touros inscritos no teste de progênie, estes rebanhos são conhecidos como rebanhos colaboradores.
Alguma das grandes vantagens dos rebanhos colaboradores é receber gratuitamente o sêmen do teste de progênie e ter seu rebanho avaliado por um programa de melhoramento, sendo o rebanho acompanhado periodicamente por técnicos do programa.
Sem dúvida nenhuma, o sucesso do melhoramento genético de uma raça está relacionado à seriedade e ao sucesso do trabalho realizado pelos parceiros e rebanhos participantes do programa.

Participe você também do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), valorize seu rebanho, conheça o potencial genético de seus animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...