segunda-feira, 29 de abril de 2013

EXPOGRANDE 2013

Jornada Técnica Girolando
Mais de 103 participantes receberam o certificado

A Jornada Técnica Girolando iniciou na quarta (17) com aulas teóricas e encerrou na quinta (18) com aulas práticas do minicurso de julgamento adaptado da raça Girolando, cerca de 103 pessoas participaram do evento.
O dia foi tomado por aulas práticas, os participantes tiveram explicações sobre como diferenciar os padrões raciais da Raça Girolando, morfologia das fêmeas, morfologia dos machos, informações sobre registro genealógico, conheceram o sistema mamário da vaca Girolando, puderam aprender como avaliar fêmeas e machos da raça e por fim passaram por uma avaliação prática e em seguida receberam o certificado. As aulas ficaram por conta do zootecnista e superintendente técnico da Girolando, Leandro de Carvalho Paiva, do zootecnista, técnico da Girolando e coordenador técnico do ETR-MS Juscelino Alves Ferreira, bem como, do médico veterinário e técnico da Girolando / ETR-MS Dagmar Rezende Ferreira.


O minicurso de julgamento adaptado da raça Girolando é inédito no Mato Grosso do Sul e segundo Dagmar superou as expectativas, “não esperávamos essa procura, são mais de 100 pessoas interessadas em conhecer mais sobre raça, para nós que estamos em um Estado voltado a pecuária de corte essa quantidade de interessados é impressionante, por aqui, não temos só alunos mas criadores do gado Girolando, ou seja, produtores procurando saber mais sobre seu rebanho e também como fazer a melhor escolha para seu plantel”, disse o veterinário.

O casal Sonia Correa e Ary Lima Medeiros, proprietários da Fazenda Princesinha em Aquidauana (MS), ficaram surpresos com o evento, “valeu a pena cada segundo que tivemos por aqui, esses dois dias de curso foi de extrema importância para nós, pudemos observar cada detalhe principalmente os critérios de escolha dos animais pelo grau de sangue, antes, eu sempre ficava insegura na escolha do animal, muitas vezes pedia auxílio de médicos veterinários para não errar, porém, após essa bateria de informações nos sentiremos mais seguros para selecionar nossos animai”, defendeu Sonia. O casal possui 120 animais de mamando a caducando todos da raça Girolando e pensam em um futuro muito próximo em trabalhar com a venda de genética desses animais. Leandro Paiva, superintendente técnico da Girolando, se diz surpreso com o nível elevado da turma, “estou extremamente orgulhoso dos participantes dessa Jornada, sugiro que os acadêmicos interessados em fazer um estágio conosco na Megaleite que acontece em Uberaba (MG) de 30 de junho a 7 de julho, entre em contato conosco via e-mail, enviando currículo para análise”, disse o superintendente.



 O zootecnista, Emílio Roberto Vitorino, participou da jornada e disse que dará continuidade na capacitação, “eu sempre me interessei pela raça e pretendo me tornar técnico credenciado pela Girolando, vou ficar de olho no curso para técnico, que deve abrir no próximo semestre. O minicurso só aumentou minha vontade de capacitar ainda mais”, concluiu. Ao fim das avaliações práticas foram entregues os certificados, o vice-presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Ronan Salgueiro, auxiliou os palestrantes na entrega. “Estou feliz em ver a casa cheia é gratificante teremos vocês conosco defendendo o leite e valorizando ainda mais a raça em nosso Estado”, finalizou Ronan. Os participantes que fizeram as inscrições no dia do curso receberão os certificados em casa.

Depois da Expogrande, a próxima feira que sediará o curso será a Megaleite, em junho, na cidade de Uberaba (MG). Inscrições (67) 3342-9287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...