sexta-feira, 26 de abril de 2013

Núcleo Girolando MS

Qualidade dos animais é elogiada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando


 Em visita à Expogrande 2013 na manhã da sexta (19), Jônadan Ma destacou os exemplares da raça girolando apresentados durante o julgamento realizado. Entre outros assuntos, ele falou também sobre as perspectivas do mercado leiteiro a nível nacional e mundial.

“O maior rebanho bovino está aqui em MS e sabemos da evolução de exportações do produto para os países vizinhos do Estado tanto quanto do resto do país. O Brasil está em franco crescimento e desenvolvimento, onde os investimentos estão gerando retorno. Aliando esses fatores à união dos produtores e diversidade das raças que vi na feira, é só uma questão de tempo para que se tornem referência”, afirma Jônada, que também se surpreendeu com a qualidade dos animais avaliados nos julgamentos.
Segundo ele, que também é diretor executivo do grupo Ma Shou Tao, são produzidos pela empresa anualmente aproximadamente 2,6 milhões de litros de leite e 7 mil litros diários. “Nosso objetivo é aumentar esse número para 3,6 milhões de litros anuais em 2015, o que corresponde a 10 mil litros/dia”.

Para chegar a tais índices, ele conta qual método de trabalho será utilizado na atividade. “No sistema intensivo de produção leiteira, utilizamos três práticas: a pasto, o lossing house, onde é forrada uma pista de alimentação coberta e os animais ficam livres em piquetes; e o free stall, que trabalha com o rebanho num estábulo de área delimitada que proporciona maior conforto e tranquilidade ao animal, com camas de borracha e controle de umidade”, explica o diretor.

Atuando no agronegócio desde 1979, o grupo é formado de atividades agrícolas, pecuária, industrial, comercial e de prestação de serviços, atuando nos principais segmentos do agronegócio nacional e internacional. A pecuária, especificamente, destaca-se em duas vertentes: a de fornecedor de leite e de fornecedor de genética, composta de aproximadamente 1.300 animais, sendo 300 da raça senepol de elite, distribuídos em mais de 50% do território nacional, e o restante em raças leiteiras, como girolando e holandês, que ocupam quase todo país.

Essas práticas já renderam excelentes resultados na própria produção de leite, sendo a exportação do produto em pó uma das maiores do mundo. “Sabemos da grande importância econômica dessas atividades, por isso, procuramos diversificá-las. No ramo leiteiro por exemplo, o holandês é a maior raça produtora, porém, o girolando tem maior adaptabilidade ao clima brasileiro. Comparando as raças, acabamos descobrindo que o girolando igualou e em alguns casos até superou a produção de leite do holandês”, destaca ele.

Jônadan Ma
Importante pilar na história do grupo, o Diretor Executivo Jônadan Hsuan Min Ma é sinônimo de trabalho e um dos responsáveis pelo constante crescimento da organização. Jônadan é filho do Sr.MaShou Tao (in memoriam), economista formado em Shangai, que em 1959 desembarcou no Brasil com a família, para anos mais tarde, criar uma empresa que se transformaria em referência no agronegócio.

Natural de São Paulo (SP), JônadanMa é Diretor Executivo do Grupo MaShou Tao desde fevereiro de 1982. Cursou Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e MBA Executivo em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Atuando de forma institucional, foi fundador e primeiro presidente do CAT – Clube dos Amigos da Terra de Uberaba (MG) e vice-presidente da COTRIAL – Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba LTDA. É um dos diretores da Associação dos Produtores e Empresários Canavieiros do Vale do Rio Grande – CANAVALE e vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Para o diretor executivo, as pesquisas são a base para o desenvolvimento, e desta forma, atua também como colaborador técnico de pesquisas da Embrapa-Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). A área social também faz parte de sua carreira, e desde 2008 JônadanMa é presidente do “Instituto Boa Fé de Apoio ao Combate ao Câncer”.

Para mais informações pelo site www.mashoutao.com.br
Expogrande – A 75ª edição da maior feira agropecuária do Centro-Oeste acontece de 11 a 21 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. Serão realizados leilões, julgamentos e exposições de bovinos, equinos e ovinos. A expectativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul – Acrissul, é que 300 mil pessoas passem pelo evento.

Fonte: Ângelo Smaniotto/Via Livre/Assessoria Expogrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...