sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Caravana Empresarial de MS na 6ª Conferência Brasileira de APLS

Aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de dezembro em Brasília-DF a 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais com o tema Sustentabilidade dos APLS: Governança, Conhecimento e Inovação. No evento, a caravana empresarial de Mato Grosso do Sul, organizada pelo Sebrae-MS em parceria com o Núcleo Estadual de Apoio aos APLs de MS, contou com a participação de 36 pessoas, entre empresários, produtores rurais e técnicos de entidades de pesquisa, de fomento e do governo do Estado ligados aos Arranjos Produtivos Locais dos setores do turismo, vestuário, piscicultura, apicultura e bovinocultura de leite.

Durante a programação do evento foram apresentados os casos de sucesso do APL do Vestuário Nova Costura da Região Sul de MS pelo empresário e presidente do SINVESUL Srº Gilson Kléber Lomba e APL de Turismo e Artesanato da Serra da Bodoquena pelo empresário e presidente do COMTUR de Bonito Srº Cícero Peralta. O destaque foi o espaço das mostras dos produtos, onde os produtores de mel, Srºs Nicanador Ramos de Terenos e Adriano Adames de Jardim comercializaram todo o estoque trazido do “mel com pimenta” e “geleia de mel” logo no primeiro dia do evento, sendo estes produtos uma novidade de mercado segundo os produtores.

Destaque também para o stand do setor do vestuário Nova Costura que divulgou e comercializou seus produtos com a participação dos empresários Thiago Bortoleto e Dione Girardi de Dourados-MS. Esta ação contribuiu para a sensibilização, quanto ao tema APL, dos atores envolvidos no projeto de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais do Estado de MS, cujo este iniciará em janeiro de 2014, numa parceria entre o governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Seprotur) e o Sebrae/MS.

O evento reuniu e mobilizou segmentos produtivos e as principais instituições governamentais e não-governamentais, para, por meio da troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em Arranjo Produtivos Locais (APLs), aprimorar as políticas de apoio aos APLs e de estímulo ao desenvolvimento local e regional, com soluções inovativas voltadas ao incremento da competitividade e da sustentabilidade, econômica, social e ambiental dos APLs, convergente com as demais políticas nacionais.  

Buscando o Fortalecimento do Setor Leiteiro em 2014, a chamado da Secretária Tereza Cristina juntamente com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, segue, anexo, o convite para a reunião Extraordinária, realizar-se-á no dia 17 de dezembro de 2013, no Palácio Popular da Cultura Rubens Gil de Camilo, às 7h30. Sua presença é Imprescindível. E na certeza de podermos contar com seu apoio, desde já, agradecemos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...