segunda-feira, 9 de maio de 2011

CA Sansão lidera Teste de Progênie 
Heptacampeonato

Quase faltou espaço no Salão Nobre da ABCZ para a divulgação do resultado do Teste de Progênie do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro e entrega do Sumário Brasileiro de Touros da ABCGIL.

A reunião aconteceu no sábado (07 de maio). No pronunciamento de abertura da solenidade, o presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz, disse que os criadores associados são os responsáveis pelo mérito de formação da base de crescimento, incremento e valorização do produtor de leite, mas o mérito pelo alimento nobre chegar ao ser humano com qualidade é do homem do campo. Silvio /Queiróz homenageou a equipe da ABCGIL citando o profissional técnico, Marcio Ramos, pela dedicação empenhada ao trabalho que é desenvolvido dentro dos conceitos da Associação.

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, Rui da Silva Verneque assumiu o painel como palestrante e explicou a importância do PNMGL (Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro) para os criadores da raça. Apresentou um resumo sobre as informações do sumário que em 2011 soma 221 reprodutores e falou dos avanços das pesquisas na área genômica que, em pouco tempo poderá relacionar marcadores moleculares que identifiquem no DNA dos animais, por exemplo, as células somáticas para qualidade do leite.

Heptacampeonato de CA Sansão leva criador às lágrimas.



Uma expectativa muito grande tomava conta do ambiente para o anúncio do vencedor do “Oscar da Pecuária Leiteira”, o touro líder do teste de progênie. Quando o Dr Rui Verneque apresentou os nomes dos dez primeiros colocados todos os jornalistas especializados e amigos rodearam o criador Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão. O touro do plantel Campo Alegre, CA Sansão, contratado da CRV Lagoa, desponta como líder do ranking pela 6ª vez. Enquanto falava para as câmeras e retribuía os abraços Kinkão se esforçou para conter as lágrimas.

“... fica até difícil falar nesse momento, esse teste é mais que um reconhecimento do trabalho da minha família e do esforço de todos em busca do melhoramento genético da raça. É um reconhecimento que nos honra muito”, declarou o criador Kinkão.

CA Sansão é o líder seguido por Urânio TE da Silvânia, Barbante TE de Kubera, Jaguar TE do Gavião e Casper TE Kubera em quinto lugar.

Dentre os dez primeiros dos 221 animais testados e divulgados, dois são de propriedade do criador Eduardo Falcão, da Estância Silvana, que há 49 anos vem trabalhando na seleção do gir leiteiro. Três animais de propriedade de Angelus Cruz Figueira, da Fazenda Terra de Kubera, um da Fazenda Gavião, dois animais da Fazenda Calciolândia e um animal da Fazenda Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...