segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por que a reprodução afeta sua produção de leite?

IMPACTO DA REPROUÇÃO E IATF NA PRODUÇÃO DE LEITE
Palestra


Data: 21/07/2011 - Quinta Feira
Horário: 19:00h
Local: Parque Laucídio Coelho - Auditório da ACRISUL
 
Palestrante: João Paulo Barbuio
Gerente Técnico: MSD Saúde Animal.
 
http://www.msd-saude-animal.com.br/

Duração da palestra: 1 hora.


O desempenho reprodutivo é responsável direto pela produção de leite por dia de vida útil da vaca.

O impacto da reprodução na produção de leite é explicado pela curva de lactação, pois a produção declina gradativamente após o pico de lactação. Assim, quando uma vaca demora muito para emprenhar, a mesma permanece muito tempo de sua vida produtiva após o pico de lactação.

O declínio da produção de leite após o pico de lactação é mais acentuado em vacas mestiças (Girolando, por exemplo) do que em vacas puras (Holandesas, por exemplo), mas independente do rebanho trabalhado, a produção de leite da propriedade sempre será menor quanto maior for o intervalo entre partos (IEP) médio.

O principal desafio para reduzir o IEP em rebanhos mestiços é o anestro pós-parto. Como nessa categoria a secagem se dá por critério de produção, fazendas com deficiências na reprodução apresentam muitas vacas secas e, portanto, a porcentagem de vacas secas no rebanho é um índice simples e confiável para se avaliar eficiência reprodutiva.

Já em vacas de alta produção (raças européias puras), por apresentarem menor queda na produção pós-pico de lactação, a secagem se dá seguindo critérios de reprodução – geralmente seca-se a vaca entre 45 e 60 dias pré-parto, ainda com boa produção. Assim, fazendas com deficiências na produção apresentam muitas vacas com muitos dias em lactação e, portanto, os dias em lactação médio do rebanho é o índice de escolha para uma avaliação simples e rápido da eficiência reprodutiva.

Na palestra discutiremos como podemos melhorar a produtividade emprenhando as nossas vacas mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...