terça-feira, 25 de outubro de 2011

Congresso MT

Congresso vai discutir cadeia leiteira de MT
Nos dias 29 e 30 de outubro haverá o primeiro Congresso do Leite de Mato Grosso (Congreleite), no município de Mirassol D’Oeste (300 quilômetros a oeste de Cuiabá). O evento é organizado pela Associação de Empreendedores Rurais de Mato Grosso (Asseru/MT), com o apoio do Sistema Famato e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O tema principal é “O Futuro da Produção de Leite em Mato Grosso”.

As inscrições são gratuitas. Para participar, basta se inscrever na sede da Associação Mato-Grossense dos Criadores de GIR (GIR/MT), em Cuiabá, ou nas prefeituras e sindicatos rurais dos municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Pontes e Lacerda, Glória D’Oeste, Curvelândia, Cáceres, Porto Esperidião, Figueirópolis e Rio Branco. Os municípios fazem parte da bacia leiteira mato-grossense. “Mato Grosso tem grande potencial para a produção de leite. Investir e orientar os produtores desta cadeia é uma das prioridades do Sistema Famato. E o Senar, que faz parte do Sistema, já oferece cursos específicos para esta cadeia produtiva.

O Congreleite servirá para multiplicar os conhecimentos e fortalecer este setor que é muito importante para o Estado”, avalia o presidente do Sistema Famato, Rui Prado. Segundo o presidente da Asseru/MT e da GIR/MT, Florindo José Gonçalves, são esperadas 560 pessoas, entre elas produtores, estudantes, empresários, técnicos, fornecedores, pesquisadores e interessados na cadeia leiteira. “Eu acredito que daqui a dez ou 15 anos Mato Grosso será o maior produtor de leite do Brasil. Mas, para isso, serão necessárias três ações fundamentais: as associações trabalharem cada vez mais em prol do leite, o apoio do governo para levar conhecimento aos produtores e a realização do Congreleite em todas as regionais”, pontua Gonçalves.

Os organizadores pretendem realizar o congresso pelo menos duas vezes por ano em Mato Grosso. Os próximos eventos estão previstos para ocorrer em Cuiabá, Rondonópolis e Nova Olímpia. Ao todo, serão realizadas sete palestras. Entre os assuntos abordados estão: morfologia animal, sanidade ou nutrição, mercado do leite em Mato Grosso e no Brasil, programas de governo para a cadeia leiteira, gestão e qualificação, linhas de crédito e incentivos. Gonçalves acrescenta que o congresso será uma oportunidade para os produtores aprenderem como manejar o gado leiteiro para produzir leite durante todo o ano. Uma das sugestões é reservar uma área da propriedade para plantar cana-de-açúcar, que serve de alimento para o rebanho no período da seca.

SERVIÇO - O Congreleite ocorrerá a partir das 9h, no salão de eventos da loja maçônica União e Liberdade, em Mirasol D’Oeste. Para mais informações, o telefone para contato é (65) 3623-9269 ou 3322-7694.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...