O atendimento aos criadores das raças leiteiras Girolando e Holandês será ampliado a partir de agosto em várias regiões do país. A medida será possível graças ao termo de Cooperação Técnica firmado esta semana entre a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. A parceria garantirá que nas propriedades onde existem rebanhos das duas raças os serviços de registro genealógico e de controle leiteiro possam ser realizados por técnicos dessas entidades.
Nas regiões onde a Girolando não conta com um técnico, o serviço poderá ser realizado por um profissional da Holandesa, e vice-versa. “Com isso, haverá maior agilidade no atendimento ao criador, além da redução de custos”, informa o presidente da Girolando Jônadan Ma, que firmou essa parceria esta semana durante visita à cidade de Castro (PR) e à feira Agroleite. A próxima etapa será a capacitação dos técnicos das associações. Também ficou definida uma interação dos bancos de dados para troca de informações relacionadas à genealogia dos animais e às lactações. A Girolando já mantém este tipo de parceria com outras entidades, dentre elas a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Interestadual no Sul
Outra decisão acertada durante a visita do presidente a Castro foi a realização de um exposição interestadual da região Sul, dentro da programação do Agroleite, a partir de 2015. A raça participou apenas uma vez do evento, em 2009. A perspectiva é de que o Agroleite mude o mês de realização, ocorrendo em outubro, um período de clima mais favorárel para a raça Girolando.
Fonte: http://www.girolando.com.br/index.php?paginasSite/noticia,37,2063
Nenhum comentário:
Postar um comentário