quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CONTROLE LEITEIRO - A melhor ferramenta de SELEÇÃO GENÉTICA




Há diversos motivos para que um produtor adote o controle leiteiro como pratica comum na rotina de sua fazenda.
 - Suporte ao Gerenciamento do Rebanho
 - Valorização comercial do animal
 - Contribuição para o Melhoramento Genético.

A conscientização a respeito do benefício do controle leiteiro é imprescindível para que cada vez mais vacas sejam avaliadas. Controle Leiteiro, principal ferramenta de seleção e orientação ao manejo de animais em rebanhos leiteiros.

A utilização do controle leiteiro é inquestionável, pois sabemos da grande importância desta excelente ferramenta que tem como principais finalidades:
- alimentar corretamente os animais com base na produção diária de leite;
- auxiliar na seleção do rebanho;
- descartar animais de menor desempenho;
- avaliar corretamente as lactações de acordo com os dados obtidos;
- divulgar dados de produção do rebanho a outros criadores e realizar avaliações genéticas.

Mas, infelizmente alguns produtores de leite ainda têm certa resistência ao controle leiteiro: a maioria deles alega que sua utilização exige muita mão-de-obra e trabalho; em alguns casos também dizem que é perda de tempo, e sabemos que isso não é verdade.

A utilização do controle leiteiro é de fundamental importância, pois não existe melhoramento ou seleção sem um bom controle leiteiro.

Já os produtores de leite ou criadores que participam de programas de melhoramento genético e fazem o registro genealógico dos animais, participam do controle leiteiro oficial executado pelas associações de criadores e reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esses criadores, além de utilizar as informações nas propriedades, contribuem com os programas de melhoramento genético, e agregam valor aos animais e ao trabalho realizado no rebanho.

Participe você também faça o Controle Leiteiro Oficial do Girolando e valorize seu rebanho conhecendo o potencial genético de seus animais.

http://www.girolando.com.br/baixar.php?arquivo=arquivosSite/progenie/Top1000Girolando_VG_2014.pdf

Sem dúvida nenhuma, o sucesso do melhoramento genético de uma raça está relacionado à seriedade e ao sucesso do trabalho realizado pela COLABORAÇÃO dos parceiros e rebanhos participantes do programa.

Entre em contato com o ERT-MS pelo telefone (67) 3342 9742 ou pelo e-mail etr_campogrande@girolando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...