quinta-feira, 20 de novembro de 2014

POR QUE REGISTRAR O REBANHO LEITEIRO ?

POR QUE PARTICIPAR DE UMA ASSOCIAÇÃO DE RAÇA? 

A RESPOSTA é simples. 

PARA MELHORAR A GENÉTICA DO REBANHO. 

MELHORAR A GENÉTICA É O OBJETIVO. O REGISTRO É A CONSEQUÊNCIA. 


Em um programa de melhoramento genético, o principal objetivo é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo assim o melhoramento genético do rebanho.

A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o TESTE DE PROGÊNIE, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Isso porque o leite não é expresso no macho, sendo o controle leiteiro a principal ferramenta do PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO. 

Em parceria com a Embrapa Gado de Leite, a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, em 1997 inicia o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando, o PMGG. O PMGG conta hoje com um Centro de Performance Girolando, uma área destinada a selecionar os melhores animais em fertilidade e morfologia para o programa. Selecionando touros superiores em qualidade genética, os bons resultados foram surgindo ano após ano. Em 2000, filhas de touros Girolando produziam média de 3.657 kg de leite em 305 dias. Após 13 anos do primeiro resultado, através de seleção rigorosa a evolução está se concretizando cada vez mais, as filhas de touros Girolando colecionam atualmente produção de 5.483 kg em 305 dias. Ou seja, expressivo crescimento de 50%, atingindo cerca de 20 kg de média dia.

O Teste de Progênie avalia as filhas dos touros que são responsáveis por mais da metade do melhoramento genético do rebanho. Para a realização do Teste de Progênie é necessário que alguns criadores tenham interesse em testar seus touros e outros criadores tenham interesse em inseminar as matrizes de seu rebanho com sêmen dos touros inscritos no teste de progênie, estes rebanhos são conhecidos como REBANHOS COLABORADORES.

São mais de 20 mil lactações aferidas, assegurando ao produtor de leite a confiança no uso do touro Girolando. Para fortalecer a qualidade do touro Girolando, a Associação realiza a certificação dos futuros reprodutores através de:
 - Linhagens conhecidas
 - Mães com lactações acima da média da raça.
 - Padrões Raciais visando qualidade do sistema mamário e longevidade.

O mercado comprova a eficiência do touro Girolando, crescimento anual acima de 10% em comercialização de sêmen, o maior crescimento entre as raças leiteiras. Mais de 500.00 doses vendidas no ano de 2013.

Uma das grandes vantagens dos rebanhos colaboradores é receber gratuitamente o sêmen do Teste de Progênie e ter seu rebanho avaliado por um programa de melhoramento, sendo o rebanho acompanhado periodicamente por técnicos do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário