domingo, 24 de maio de 2015

Expogrande 2015 - União da Produção Leiteira

Na Expogrande, Núcleo destaca união para fomentar produção leiteira em MS



O Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul apresentou uma vasta programação na 77ª Expogrande, que teve início dia 23 de abril e segue até 03 de maio, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Na manhã desta quinta-feira (30/04) foi entregue a premiação dos vencedores do julgamento e também das campeãs do Torneio Leiteiro, oportunidade em que a presidente do Núcleo, Aurora Real, salientou a união das entidades em prol do leite em Mato Grosso do Sul. Ela acredita que sem união das entidades não é possível fazer um trabalho eficaz em prol da produção. “Volto a repetir que estamos vivenciando um momento histórico, quando estão unidos com um só objetivo diversas entidades e órgãos. Isso é o que ajuda a dar força aos eventos, e fomento à atividade”, declarou Aurora.

Para o presidente da Acrissul, Chico Maia, com parceria o trabalho é mais tranqüilo, e, os objetivos mais facilmente alcançados. “A Acrissul está sempre de portas abertas para receber pessoas motivadas e envolvidas na divulgação da raça. É grande a satisfação de recebermos produtores, que nos trazem animais de qualidade para abrilhantar a feira”.

Mato Grosso do Sul tem quase 24 mil produtores de leite, destes, cerca de 15 mil tem a atividade como única fonte de renda. Os dados foram apresentados pelo secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, durante a solenidade de premiação. “Quero destacar que a produção de leite está nos radares do Governo como prioridade. Esses números são analisados pelo Estado, pelo ângulo do potencial de crescimento e por vermos que o pequeno produtor predomina nesta atividade”, concluiu.

Isto mostra a relação de Mato Grosso do Sul com a pecuária leiteira. Na leitura do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, a atividade tem muito a crescer, mas já sinaliza que se faz presente na rotina dos produtores. “Vemos que o Estado tem identidade não apenas com a pecuária de corte, mas hoje percebemos que existe uma identidade com a pecuária leiteira. Mato Grosso do Sul é carne e leite”.

O diretor-secretário e coordenador do Leite, do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Igi, destacou que o bom trabalho desenvolvido pelos criadores e a presença deles na Expogrande contribui para p fomento da atividade. Homenagens e vencedores As autoridades e produtores, cujos animais venceram o torneio, foram agraciados com o tradicional banho de leite feito simbolicamente, com bolinhas de isopor.


No torneio, a vencedora foi Ramona Roy FIV LE o animal, pertencente ao expositor Carlos Wallaver, da Fazenda Belas Artes, de Rio Brilhante, teve produção total de 180,01 kg de leite, com média de 60 kg/dia.

Já no julgamento, a Agropecuária São Marcos, com sede em Costa Rica, faturou seis troféus, e o expositor Leonardo Xavier Gonçalves, da Fazenda Imperial, em Minas Gerais, venceu na categoria Expositor ¾.. No julgamento, o criador Leandro Luiz Zago, da Agropecuária São Marcos, faturou os troféus nas categorias Melhor Criador e Expositor, além de Criador por Raça ¾, 5/8 e ½ sangue e Expositor 5/8 e ½ sangue.







Para a presidente do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul, Aurora Real, o principal intuito do julgamento de animais é incentivar o investimento em genética. “Precisamos motivar o produtor a investir nessa questão e contribuir para que haja a distribuição da genética”, declarou. Ela destacou ainda que além do julgamento, outras atividades para divulgação da raça Girolando estão ocorrendo durante os dias de Feira. “Conseguimos unir várias entidades, sendo Acrissul, Agraer, Famasul, Sebrae, GPL  (Grupo de Produtores de Leite) e Núcleo dos Criadores de Girolando de MS, com um único objetivo: o leite”, detalhou.

O presidente da Acrissul, Chico Maia, parabenizou o empenho dos parceiros que contribuíram para a concretização dos eventos envolvendo a raça Girolando. “ Fica muito fácil realizar uma Feira quando se tem parceiros motivados e entusiasmados com o que fazem, como é o caso do Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul “, declarou.


Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, apontou que Mato Grosso do Sul é um importante criador da raça e concentra também um dos mais atuantes Núcleos de Criadores. “É um grupo exemplar para o Brasil e mostra todo o trabalho de seleção genética que envolve a raça. O importante também é reforçar que só competição não basta, é preciso produzir leite e isso está a cada dia melhor aqui no Mato Grosso do Sul”, disse. Ele lembrou ainda da importância de se investir na Girolando, pois é a principal produtora de leite no Brasil. “A raça é responsável por quase 80% da produção de leite’, acrescentou.

Clique AQUI e veja galeria de fotos da premiação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...