sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Circuito Rural - Mato Grosso do Sul

Circuito Rural leva capacitação a Itaquiraí
Tecnologias, gestão ambiental e financeira

O emprego de tecnologias sociais, com o uso de materiais recicláveis no campo, a gestão ambiental e financeira na pequena propriedade são alguns dos assuntos tratados no Circuito Rural Tecnologia no Campo, do Sebrae, que estará hoje (21), na cidade de Itaquiraí, localizada na região do cone-sul do Estado. O evento, que conta com a parceria da Prefeitura de Itaquiraí, será realizado no Assentamento Indaiá que fica a cerca de 10 quilômetros da área urbana e reúne aproximadamente 630 famílias. As atividades serão realizadas das 8h30min às 17 h, com dias de campo sobre horta e leite.

Os dois temas serão ministrados simultaneamente pela manhã e novamente à tarde. Manejo sanitário, calendário de vacinas, prevenção a doenças, plantio planejado, gestão ambiental, controle financeiro e de produção estão entre os assuntos abordados nas aulas teórico-práticas, ministradas por técnicos do IBS – Instituto Biosistêmico.

Além das orientações, os alunos recebem cartilhas, sementes, calendário de gestação, fita métrica para aferir peso do animal entre outros recursos para emprego na atividade. “A proposta é que com estas informações o produtor consiga inovar, melhorando seu desempenho no campo”, destaca o técnico do Sebrae, Carlos Eduardo Cordeiro. Trabalhando os aspectos de produção e de gestão financeira, os encontros visam também, de acordo com o gerente de agronegócio do Sebrae, Marcus Rodrigo de Faria, preparar a pequena propriedade para acessar a programas específicos do governo. “Por lei, 30% da compra da merenda na rede pública de ensino tem que ser proveniente da agricultura familiar. E esta precisa se preparar para atender às exigências, como a regularidade no fornecimento”, destaca.

Nesta semana, o evento estará também na sexta-feira, 23, em Mundo Novo. Ao todo, com apoio da Seprotur, percorrerá 27 municípios do Estado, atendendo a cerca de dois mil produtores rurais. A ação acontecerá em todas as cidades participantes do Prolocal - Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios de MS, do Sebrae. O Circuito Rural Tecnologia no Campo já passou por Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Caarapó, Aral Moreira, Ponta Porã, Bataguassu, Três Lagoas, Batayporã e Ivinhema. Até novembro chegará a Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Bandeirantes, Rio Negro, Coxim, Sonora, Nioaque, Bonito, Bodoquena, Porto Murtinho, Selvíria, Aparecida do Taboado, Inocência, Chapadão do Sul e Costa Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BATE PAPO COM SUPERINTENDENTE TÉCNICO DA ABCG

No próximo dia 26 de setembro de 2023 as 18 horas ( horário local) na casa do Produtor de leite, teremos um encontro com Leandro Paiva, tend...